Um Estudo sobre a Produção Social da Arte: Transformações na Gravura Brasileira

Adamastor Camará Ribeiro (Orientador: Mário Antônio Barata)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFRJ/PPGHIS
Defesa: 1988
Banca:
Resumo: No século XIX começa no Brasil a utilização das técnicas de gravura, com o fim de produzir imagens comerciais, industriais, documentais e artísticas. Na segunda metade do século é grande a produção, e se articula ao sistema como mediação do domínio imagético da hegemonia europeia. Com a transição para o capitalismo, técnicas mais eficazes foram desencadeadas pelo desenvolvimento das forças produtivas, deslocando a gravura de sua primitiva função social; daí o declínio deste conhecimento técnico e artístico socialmente acumulado. A gravura ficou "livre". Somente a partir da década de 20, a técnica da gravura é redescoberta (conforme demonstram as Tabelas apresentadas), e agora, com Goeldi e Segall, pioneiros, ela passa a ter outra função social: conquistar a sensibilidade coletiva dentro de novos valores.
Páginas: 341
URL: Tese não digitalizada