A Educação Elitista e Elitizante no Brasil: Período Colonial e Imperial

Izabel Ribeiro (Orientador: Laima Mesgravis)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFG/PPGH
Defesa: 1977
Banca:
Resumo: Busca-se respostas a problemas e dificuldades apresentadas na implantação da Lei 5.692/71, já que existe um fator, mais profundo, que se considera fundamental: a manifestação de uma mentalidade social aristocrática, mentalidade que rejeita como desprezível o tipo de Educação preconizado pela referida Lei, constituindo-lhe grave obstáculo. Através do estudo e compreensão dos princípios educacionais globais, procurou-se explicar a um tempo a origem da mentalidade de nossa sociedade atual, com sua versão ou rejeição ao ensino e aprendizado técnico-profissional, e a tendência conservadora de um currículo acadêmico, desvinculado da realidade, que insiste em permanecer ainda hoje. O trabalho dividido em cinco capítulos, mostra o desenrolar de todo o processo Elitista e Elitizante da Educação, buscando suas razões desde a Antiguidade Clássica, ao mesmo tempo em que se estuda a formação sócio-econômica e educacional no Brasil.
Observações: Arquivo separado em 3 partes - ver link.
URL: https://pos.historia.ufg.br/n/20885-ano-1977-dissertacoes