A Instrução Pública Elementar na Província de Santa Catarina - 1834-1889

Janete Jane Goulart (Orientador: Marly Anna Fortes Bustamante Mira)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFSC/PPGH
Defesa: 1992
Banca:
Resumo: O presente trabalho estuda a Instrução Pública Elementar na Província de Santa Catarina, no período de 1834 a 1889. A pesquisa analisa, a proposta impregnada no Discurso Político e verifica sua aplicabilidade prática. A ação governamental referentemente a Instrução Pública Elementar ocorreu em dois níveis. Primeiramente na oferta das condições materiais e em segundo na ação pedagógica. As condições materiais são observáveis no Planejamento Organizacional, expressos no Financiamento da Instrução Pública, na Expansão Física da Rede Escolar, na Atividade Discente e no Magistério Público. A ação pedagógica exercida pela Rede Escolar de Instrução Elementar subordinava-se ao Currículo Escolar e na Metodologia de Ensino estabelecidas pelo governo provincial. Finalmente, trabalha-se a tentativa de reação, nascida no Discurso Político, para resgatar a questão da qualidade da instrução oferecida, que não correspondia as expectativas de quem a oferecia (governo) nem de quem a recebia (sociedade), através do estabelecimento de uma Inspeção Escolar e da criação de uma Escola Normal na Província.
Páginas: 192
URL: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/112156