Do Lar para a Escola e da Escola para o Lar. Mulher e Educação em Minas Gerais no Século XIX (1834-1889)

Diva do Couto Gontijo Muniz (Orientador: Antonia Fernanda Pacca de Almeida Wright)
Tese de Doutorado
Programa: USP/ECONOMICA
Defesa: 1998
Resumo: "Do lar para a escola e da escola para o lar", título da presente tese, é o estudo resultante do objetivo de visualizar as meninas e mulheres no interior das escolas mineiras do século passado, desvelando as relações de gênero, de classe e de raça que perpassam o processo de escolarização. Trata-se, portanto, de uma abordagem que não circunscreve o educacional na educação, mas, pelo contrário, procura situá-lo historicamente, buscando apreendê-lo em toda a sua complexidade, estabelecendo os nexos e os entrelaçamentos possíveis entre as diferentes instâncias da realidade social. Tendo em vista tal perspectiva, foram incluídas, prioritariamente na análise, a Igreja e a família, duas instituições que desempenharam importante papel no ordenamento do corpo social, na homogeneização de comportamentos distintos, segundo as esferas da vida social e diferenciados segundo o gênero, na produção/reprodução de hierarquização nas relações entre homens e mulheres. Inclusão essa, que permitiu uma melhor apreensão do conjunto de poderes e saberes que presidir a construção do objeto de estudo dessa tese; as escolas femininas - públicas e particulares, laicas e religiosas - do século XIX e seu universo constitutivo, ou seja, as alunas, as professoras, os discursos formadores, as práticas escolares, as representações instituídas/instituidoras, as prescrições regulamentares, os currículos, os dispositivos disciplinares e as formas de anuência e de resistência nesse espaço e nesse contexto. O trabalho com diferentes tipos de instituições escolares permitiu perceber que, em que pese ao ensino diferenciado do ponto de vista de classe. havia um projeto comum de preparação das meninas para o desempenho das atribuições femininas tradicionais: mãe, esposa e educadora. Afinal, mesmo aquelas mulheres que romperam com os direcionamentos pensados em termos educacionais para o sexo feminino, ao ingressarem no magistério, fizeram-no sob a capa do tradicionalismo pois o exercício docente apresentava-se, então, como um prolongamento dessas atribuições
URL: Tese não digitalizada