O Espetáculo do Reino Unido - Visão do Viajante Tollenare sobre a Crise Lusa e a Revolução de 1817

Elizabeth de Camargo Viana (Orientador: Beatriz Westin Cerqueira Leite)
Tese de Doutorado
Programa: Unesp/ASSIS
Defesa: 1999
Banca:
Resumo: As Notes Dominicales prises pendant un voyage en Portugal et au Brésil en 1816, 1817 et 1818, de Louis-François de Tollenare constituem um valioso material para se analisar a visão burguesa do processo de ruptura do Brasil com Portugal e a emergência do Império independente. O olhar deste francês, que se autodenominava viajante comercial sem Luzes, crítico em relação às suas limitações e às da própria literatura de viagens, permite apreender as tendências deste gênero literário na nova ordem mundial. A conjuntura internacional produzira, a seu ver, um espetáculo extraordinário ao provocar a transferência da sede da monarquia para o Brasil e ao promover a abertura dos portos. Estes acontecimentos haviam engendrado uma situação inusitada na história da moderna colonização. Sua abordagem da crise do Velho Reino, que contrastava com as potencialidades do Brasil, contribui para elucidar a problemática do Reino Unido. Os desafios para estes dois países - Brasil e Portugal -, que interesses opostos, apresentavam-se, para Tollenare, como a questão da revolução. Suas Notes não refletem as concepções de um estrangeiro sobre o ensaio de república no Nordeste, em 1817. Suas reflexões, efetuadas a partir da derrota dos patriotas, deixam transparecer a visão de um elemento da classe mercantil da França da Restauração sobre o processo de redefinição das relações entre Velho e Novo Mundo.
Páginas: 339
URL: Tese não digitalizada