A Educação Formal no Velho Município de Chapecó (1929-1945)

Alexandre Sardá Vieira (Orientador: Eunice Sueli Nodari)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFSC/PPGH
Defesa: 2000
Banca:
Resumo: O objetivo da dissertação é o estudo da educação formal no município de Chapecó, no período compreendido entre 1929 e 1945, percebendo sua representação para os habitantes do município e a sua utilização na construção da região. Chapecó foi criado em 1917 após a resolução da Questão do Contestado e colonizado por descendentes de alemães e italianos, em especial, procedentes do Rio Grande do Sul. Esses migrantes trouxeram em sua bagagem seus ideais de construção de uma nova comunidade e a educação assumiria um papel importante para a realização de seus objetivos. Assim, a comunidade preocupava-se com a constante falta de escolas públicas e professores na região. Com a instalação do "Estado Novo" em 1937, a região sofreu as conseqüências do processo de nacionalização do ensino. Muitas escolas foram fechadas e professores afastados de suas funções.
Páginas: 106
Financiamento:
  • CNPq
URL: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78367