O Caminho da Agonia: A Estrada de Ferro Central do Brasil 1908-40

Margareth Guimarães Martins (Orientador: Maria Bárbara Levy)
Dissertação de Mestrado
Programa: UFRJ/PPGHIS
Defesa: 1985
Banca:
Resumo: Esse trabalho propõe estudar, sob perspectiva histórica, o desempenho da Estrada de Ferro Central do Brasil, entre o período em que a indústria ferroviária, com sede no Rio de Janeiro, representou um papel fundamental no desenvolvimento da região Centro-Sul, e o período no qual o transporte ferroviário perdeu essa importância relativa. Seu objetivo é, portanto, contribuir para a compreensão do processo dinâmico que fez com que as estradas de ferro perdessem a sua posição de principais vias terrestres de escoamento da produção, abastecimento e transporte de passageiro da região. É importante observar, entretanto, os limites dessa contribuição, na medida em que essa dissertação não pretende descrever ou analisar o desenvolvimento da indústria de transporte ferroviário no país, a partir da extrapolação do caso da Central do Brasil. Ao contrário, a contribuição pretendida é no sentido de recuperar elementos importantes (porém não suficientes), que auxiliem a interpretação desse contexto mais amplo. Assim, a análise está restrita à receita da empresa, à composição do tráfego, à politica de tarifas, às despesas de custeio, ao material e às fontes de energia utilizadas, ao pessoal empregado, a administração da empresa, e, finalmente, a influência da política do Estado para o transporte ferroviário sobre a Central. O período estudado está delimitado entre os anos 1908 e 1940.
Páginas: 206
URL: Tese não digitalizada